Projeto Por Uma Sociedade + Humana promove Carreata em Montenegro

09
jul

ESPALHE + OTIMISMO
ESPALHE + CORAGEM
ESPALHE + SOLIDARIEDADE
ESPALHE + EMPATIA
ESPALHE + ALEGRIA

 

Essas foram algumas das mensagens que deixamos em diversos pontos de Montenegro no dia 3 de julho,  durante a carreata do projeto Por Uma Sociedade + Humana. Com música, muita alegria e carros enfeitados, levamos à comunidade mensagens que oferecessem otimismo e esperança nestes tempos difíceis de pandemia.

Cumprindo todos os protocolos de segurança, distribuímos adesivos e placas com as palavras que vêm sendo trabalhadas pelos alunos desde o início de maio como parte do projeto. Alegria, Encantamento, Amor, Criatividade, Amizade, Solidariedade, Coragem, Otimismo, Responsabilidade, União, Empatia, Parceria, Esperança, Superação, Sonho e Fé são os termos escolhidos para exemplificar aos alunos como transformar nossa vida em sociedade.

 

Durante um mês, cada turma utilizou diversas técnicas e diferentes maneiras para entender o significado de cada palavra e como colocá-la em prática no dia a dia. Como ações práticas, a partir do contato com a Secretaria Municipal de Educação, nos unimos à Escola Municipal Ana Beatriz Lemos, carinhosamente chamada de Aninha, e à diretora Rosemere da Rosa da Silva. Juntas, as instituições estão realizando o “Abrace uma Escola”, com ações de integração e troca de experiências e conhecimento entre professores e alunos. O São José também pode colaborar com a venda de ingressos da Sopa de Ervilha da Escola Aninha, realizada em junho, e com a arrecadação de mais de 100 cestas básicas, entregues às famílias mais carentes da comunidade escolar.

 

Para Rose, esse projeto faz parte de um objetivo ainda maior, que é devolver aos estudantes a gana por sonhar e querer realizar. “Fazendo um estudo do projeto do São José, decidimos também trabalhar uma palavra com nossos alunos. E a que cabia a nós, dentro de uma comunidade muito resistente, que segue firme e forte mesmo com tantas dificuldades, foi ‘Resiliência’. Quisemos trazer para os nossos alunos o significado desta palavra, para que eles se entendam como pessoas resilientes e possam, a partir daí, se sentirem dignos de sonhar. Quando entenderem quão fortes eles são, queremos devolver a possibilidade dos sonhos a cada um”, destacou a diretora.

 

De acordo com a diretora do São José, Maria Helena Schüler Luft, um dos mais importantes papéis da educação é transformar. “E nós, assim como a direção da Escola Municipal Ana Beatriz Lemos, acreditamos nisso com todas as nossas forças. E foi por isso que nos unimos para realizar esse projeto Por Uma Sociedade + Humana. Juntas, nossas instituições têm muito a ensinar e aprender, com um único objetivo: transformar vidas.”